Reformar é um grande desafio, mas necessário se você deseja sentir-se bem em seu próprio lar. Dessa forma, elaboramos X dicas para que você garanta o sucesso de sua reforma com a melhor experiência possível.
1 – Defina claramente o objetivo de sua reforma
O sucesso de uma realização depende de um objetivo claro e muito bem definido. Antes de decidir o que vai fazer, reflita sobre as necessidades e o que você quer para transformar o ambiente.
Normalmente querermos fazer uma reforma maravilhosa, mas na maioria dos casos, tudo o que precisamos para o nosso bem-estar são algumas modificações.
Faça uma busca na web para encontrar fotos dos ambientes que deseja mudar. Além de trazer inspiração, ajudará a esclarecer melhor o que você quer.
2 – Estabeleça o orçamento
Em primeiro lugar, reforma nunca é gasto, muito pelo contrário, ela é um investimento. Além de atender sua necessidade e trazer bem-estar, uma boa reforma irá valorizar o seu patrimônio.
É normal encontrar muitas matérias a respeito colocando o orçamento como o primeiro item de uma reforma. No entanto, isso depende do seu objetivo. Se você quer basear sua reforma na economia, defina primeiro o limite de seu investimento para depois estabelecer o objetivo.
Pesquise preços de materiais na internet, visite home centers. Busque saber também sobre a qualidade dos produtos que você se interessou. Não esqueça de verificar a reputação da marca ou da loja. Nunca se deixe levar pelas conversas dos vendedores, alguns poucos até te ajudam, mas a grande maioria fala o que é preciso para vender.
Dessa maneira, você encontrará materiais de qualidade com ótimos preços e isto ajudará bastante para definir um orçamento realista.
Além dos materiais, deve incluir também o valor da mão de obra. Você pode contratar um pedreiro ou uma empreiteira. Certamente o custo de uma empreiteira é maior, porém, existem vantagens que irei explicar mais à frente.
Depois de definido o orçamento, não esqueça de criar um fundo de contingência para custos inesperados.
O orçamento é uma das partes mais difíceis da reforma. Eu digo isso porque é muito difícil conciliar gosto e desejo com um o valor que você deseja investir. Contudo, é preciso ser feito para manter os custos sob controle.
3 – Faça o projeto
O projeto é uma ferramenta importante para garantir uma obra de qualidade. A planta deve estar bem resolvida, os espaços devem ser bem aproveitados e acabamento precisa harmonizar com a decoração.
Ao definir seu objetivo e seu orçamento, o próximo passo é consultar um arquiteto ou um engenheiro. Ele não só ajudará no projeto, como também terá dicas e sugestões a respeito. A percepção dele com alguns detalhes certamente fará a diferença no final.
Além disso, é preciso avaliar também as questões legais de sua obra. Se é preciso solicitar autorização da prefeitura para evitar dores de cabeça depois.
4 – Planeje a obra
O planejamento é o caminho mais curto do ponto de partida até a linha de chegada. Sem ele, a probabilidade de não chegar a lugar algum é muito maior.
Faça uma lista com as etapas da obra e o custo de cada uma delas. Marque também as datas de início e conclusão de cada etapa e também de toda a obra. Inclua as tarefas, materiais e até autorizações.
Garanta o sucesso de sua reforma com um bom planejamento.
5 – Verifique os materiais
Certifique-se que os materiais necessários para sua obra não são prejudiciais à saúde.
Não inicie a obra sem ter todos os materiais disponíveis na obra. Atraso na entrega representa atraso na execução e maior custo com mão de obra ociosa. Caso tenha contratado uma empresa como a RR Obras, ela será responsável por providenciar todo material necessário.
6 – Escolha profissionais especializados
Uma boa execução depende de profissionais qualificados e comprometidos com a sua obra. Evite “profissionais” que saibam fazer “tudo”, pois, geralmente quem faz de tudo nunca é bom em alguma coisa. Já os que se concentram em uma atividade, terá maior conhecimento especializado e muito mais capricho.
Neste caso, há uma vantagem em contratar uma empreiteira, pois ela terá um profissional especializado para cada atividade. Além disso, se um pedreiro faltar, a empreiteira poderá colocar outro profissional para evitar atraso no cronograma.
Seja com profissionais autônomos ou empreiteiras, tenha cuidado dobrado. Pedir referências e entrar em contato com clientes são de extrema importância. Eu mesmo só coloco dentro de minha casa quem eu confio.
7 – Gerencie e garanta o sucesso de sua reforma
Se você não der importância ao seu patrimônio, ninguém mais o fará. Portanto, acompanhe sua obra de perto.
Utilize sua lista para acompanhar as etapas, custos e cronogramas. Desse modo você evitará desperdícios, atrasos e outros problemas.
Se tiver dúvidas sobre alguma coisa, não se acanhe, pergunte. Recomendamos apenas que, em caso de desacordo com alguma coisa durante execução, converse com os responsáveis. Seja assertivo.
Como a RR Obras pode te ajudar?
A RR Obras possui todos os requisitos necessários para atendê-los do início ao fim da reforma. Dispomos de uma equipe formada por arquitetos e engenheiros para avaliar suas necessidades, elaborar o projeto e auxiliar o gerenciamento. Além disso, não executamos nenhuma etapa da obra sem profissionais qualificados.
O nosso sucesso depende do sucesso e bem-estar de cada cliente. É com base nisso que construímos a nossa reputação ao longo dos anos.
Para saber mais a respeito fale com a RR Obras através do telefone 11- 4138-5980. Se preferir, utilize nosso formulário de contato.